3 indicadores fundamentais para uma clínica médica

3 indicadores fundamentais para uma clínica médica

Indicadores de desempenho, como o próprio nome sugere, têm a capacidade de transparecer o desempenho de um estabelecimento. 

Quando se fala numa clínica médica, tais indicadores de desempenho precisam ser adaptados para a realidade do recorte da saúde, a fim de dar maior assertividade para as decisões da empresa.

Também conhecidos como KPIs, os Indicadores de Desempenho serão descritos no presente artigo, assim como serão oferecidos exemplos de indicadores fundamentais para uma clínica médica.

A importância dos indicadores de desempenho para clínica médica

Indicadores de desempenho, tanto em uma clínica médica quanto em qualquer outro recorte de sua aplicação, procuram monitorar resultados de produção, finanças, gestão e qualquer outra esfera de um negócio. 

Por meio das métricas de um KPI, é possível ver de maneira mais fria, tanto quantitativa quanto qualitativa, o resultado de ações tomadas.

Por meio dessa visão, ajustes nas estratégias podem ser feitos, e posteriormente, o devido acompanhamento dos indicadores, a fim de entender se o efeito esperado foi sentido nos números.

3 indicadores para clínicas

Uma clínica médica precisa acompanhar alguns elementos específicos a respeito de seu funcionamento, e correlacionados a eles, alguns indicadores de desempenho respondem a perguntas relevantes:

  • Permanência e retenção de pacientes – Taxa de Permanência

O primeiro dos KPIs para clínica médica diz respeito à retenção de clientes, entendendo quanto tempo a pessoa paciente se mantém frequentando as consultas. 

É uma forma interessante de saber se boas relações estão sendo construídas com as pessoas pacientes, se elas estão satisfeitas com o atendimento e assim por diante. 

Algo extremamente importante de se estudar quando o tema é o sucesso de uma Clínica Médica.

  • Satisfação de pacientes – NPS (Net Promoter Score)

O segundo KPI para uma clínica médica segue a mesma linha da Taxa de Permanência, mas procura entender um pouco mais sobre a satisfação, questionando diretamente as pessoas pacientes sobre o processo de cuidado, acolhimento e tratamento oferecido dentro da clínica. 

Esse é, talvez, o indicador de desempenho mais conhecido no universo da medicina e da saúde.

  • Lucratividade da operação – ROI (Retorno Sobre o Investimento)

Por fim, temos o ROI, que é capaz de investigar um pouco mais sobre a lucratividade da operação, ao estudar o Retorno Sobre o Investimento. 

Tal medida pode ser isolada, a fim de averiguar se um investimento específico, a exemplo da compra de um novo equipamento, trouxe benefícios financeiros para a clínica, por exemplo.

Um acompanhamento de indicadores de desempenho ordenado

Para que as informações coletadas e refinadas por meio dos KPIs possam ter um real impacto positivo no funcionamento da Clínica Médica, é importante que seja realizada a interpretação profissional das descobertas e a posterior aplicação de tais achados na formulação estratégica da empresa.

A fim de que esses passos sejam dados com exatidão, recomenda-se a busca por uma pessoa especializada em contabilidade, capaz de oferecer o “Saber-Fazer” financeiro à Clínica . Converse com a Coutinho & Carvalho e entenda com mais detalhes como nossa assessoria de contadores pode auxiliar seu empreendimento.

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