5 Indicadores financeiros importantes para sua clínica médica
Se você está à frente de um negócio na área médica, pode encontrar certa dificuldade no momento de pesquisar e estudar dicas a respeito da gestão financeira de seu estabelecimento, assim como, detalhes acerca dos indicadores financeiros são melhor aplicados à sua realidade.
Os 5 indicadores financeiros que comentaremos aqui, como você deve imaginar, são um apanhado simples e breve no mar de opções que existe na gestão financeira de clínicas médicas.
Se desejar mais informações além das trazidas aqui nessa peça, converse conosco da Coutinho & Carvalho e tenha acesso a mais dados.
Quais os 5 principais indicadores financeiros para clínica médica?
Indicadores financeiros são fruto da refinação de alguns dados a respeito de sua marca, e em si, são informações perfeitas para revelar se você está no caminho certo definido pelo seu planejamento interno. Apenas por meio de tais indicadores pode-se ter certeza a respeito da saúde financeira de sua clínica médica.
Os indicadores financeiros que mais podem lhe auxiliar seriam:
- Margem de Contribuição: Esse indicador financeiro mostra o valor que sobra de cada atendimento realizado, sabendo detalhes sobre a lucratividade após possíveis descontos e custas de funcionamento. A Margem de Contribuição é nosso primeiro indicador por ser extremamente importante para a garantia da lucratividade da clínica médica;
- Ticket Médio: O Ticket Médio consiste na média do valor dos serviços contratados num mês. Quanto seus clientes pagam em média? Saber essa informação é algo diretamente atrelado a possíveis campanhas de marketing, acordos com convênio e mais;
- Capital de giro: Sendo aquela parte do capital que é reservada para manter o negócio funcionando, o Capital de Giro é importante para garantir que a marca não terá problemas ao pagar as contas mensais, sendo importante enxergar certa estabilidade no valor, ou mesmo crescimento dele, quando se pretende fazer um maior investimento futuro;
- Rentabilidade: Sendo confundida com a lucratividade, que comentaremos logo abaixo, a rentabilidade vê em quanto tempo o negócio retorna o investimento feito. A cada X valor injetado, quanto tempo leva para que esse capital retorne ao capital de giro? É sobre isso que consiste a rentabilidade;
- Lucratividade: Por fim, temos a lucratividade, que indica se os atendimentos são capazes de gerar receita suficiente para cobrir custos e despesas. A Lucratividade também é um indicador que ajuda no momento de definir o custo dos atendimentos e dos procedimentos conduzidos na clínica.
Esses são 5 indicadores financeiros importantes para a sua clínica, e, se você tem ao seu lado assessores capazes de interpretar as informações refinadas por tais indicadores, poderá conduzir uma gestão financeira mais bem afinada com as necessidades de sua clínica.
Converse com um especialista
Na Coutinho & Carvalho você pode entrar em contato com uma série de especialistas dotados de experiência na área de gestão financeira de clínicas médicas. Converse conosco agora mesmo e entenda melhor como podemos te ajudar.
Esperamos seu contato desde já para que possamos conversar melhor. Um grande abraço e até mais!