Gestão de consultório: aprenda a fazer a sua!

gestão de consultório

A gestão de consultório médico exige mais do que atenção à agenda de atendimentos. Além disso, deve haver também um esforço no planejamento estratégico, no acompanhamento dos indicadores de desempenho e de outros dados importantes para a boa compreensão da rotina interna.

É preciso seguir alguns passos com o intuito de garantir a boa gestão de consultório médico. No presente artigo, você compreende mais detalhes acerca de alguns deles, a fim de ajudar sua clínica ou consultório a alcançar um estágio melhor de gestão e planejamento internos.

Como garantir a boa gestão de consultório?

A boa gestão de consultório médico é pautada em um bom estudo e planejamento de ações, bom conhecimento do público consumidor, gestão documental atenta, controle financeiro preciso, entre outros elementos. Para chegar a tais características, algumas iniciativas precisam ser tomadas, como por exemplo:

1. Automação de processos e adoção de sistemas de gestão

Primeiramente, a automação levará seu consultório para o próximo nível. Por meio de um sistema de gestão interno capaz de coletar dados de forma automática, disparar e-mails para clientes, salvar documentos de forma organizada e comunicar-se com a equipe de gestão contábil e financeira, os processos internos passarão a ser mais eficientes e terão menor incidência de erro humano. Leia mais a respeito de ERPs ou Sistema de Gestão;

2. Garantir plena adequação às normas legais

A discrepância entre a atuação de seu consultório e aquilo que é previsto em lei pode gerar multas custosas para a rotina da empresa. Por isso, certifique-se de estar sempre em dia com aspectos trabalhistas, fiscais e burocráticos a fim de evitar imprevistos;

3. Ter planos de curto, médio e longo prazo

Uma vez que a marca esteja blindada contra imprevistos de processos administrativos e que tenha uma boa automação interna, é possível planejar-se para o futuro de forma mais precisa e garantir uma maior capacidade de expansão dos negócios, aplicando metas e objetivos de maneira coordenada;

4. Aplicar estratégias de marketing

Um dos fatores que podem levar um consultório a enfrentar problemas financeiros é a falta de exposição ao público interessado. Portanto, trate de incorporar estratégias de marketing à sua rotina de gestão de consultório e reduza a chance de enfrentar meses de baixa demanda;

5. Contar com uma assessoria profissional e capacitada

Por fim, para garantir que sua marca esteja caminhando no sentido certo, busque auxílio de especialistas. Do marketing à contabilidade, da tecnologia da informação à segurança do trabalho. Desta maneira, você terá certeza de que está aplicando as melhores abordagens possíveis ao seu negócio.

Aplicando os 5 elementos acima, um consultório médico poderá pouco a pouco enxergar melhorias na gestão interna, e, além disso, identificar os pontos que exigem maior atenção e investimento energético.

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