Análise SWOT de uma empresa: como desenvolver seu negócio
Também conhecida como Matriz de SWOT, a análise de SWOT de uma empresa procura oferecer uma visão abrangente da situação da marca, como os riscos aos quais ela está exposta, mitigar ameaças, pontos fortes que podem vir a ser alavancados, e mais.
A análise de SWOT de uma empresa vem da língua inglesa, onde SWOT vem de Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Em português, significa “Forças (ou pontos fortes), Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”. Ou seja, se trata de pontos essenciais em uma empresa e que precisam estar sempre em melhoria. Saiba mais como realizar essa análise através do artigo a seguir.
Análise SWOT de uma empresa
A fim de conduzir a Análise SWOT de uma empresa, é necessário ter boa organização interna, capaz de oferecer uma clara perspectiva do atual status do seu negócio. Para tal, a gestão documental prévia deve ser bem conduzida, assim como é preciso realizar uma análise aprofundada dos indicadores de desempenho, tanto financeiros quanto de produtividade geral.
Com tais dados em mãos, deve-se seguir para estudar e identificar os pontos que seguem:
Pontos Fortes (Strengths)
Nos pontos fortes, é preciso listar todos os recursos que a empresa dispõe, as vantagens competitivas e os destaques que podem levá-la ao sucesso. Aqui estão elementos que envolvem retenção de talentos na equipe, reputação da marca, produtos ou serviços estratégicos, carteira de clientes e mais.
Pontos Fracos (Weaknesses)
Pontos fracos podem ser a falta de capital ou possíveis dívidas acumuladas, questões que precisam de correção em produtos e serviços, concorrentes que sejam relativamente perigosos, dependência de fornecedores, limitações internas, e assim por diante. Dessa forma, esses pontos fracos na análise de SWOT de uma empresa acabam pautando as medidas corretivas que serão desenhadas.
Oportunidades (Opportunities)
Oportunidades são fatores externos à empresa e que configuram pontos positivos, como mercados favoráveis, novas tecnologias que a marcas pode usar futuramente, ou mesmo combinadas aos produtos e serviços oferecidos. Assim, cabem aqui também as mudanças regulatórias que a empresa pode vir a aproveitar, dentre elas os benefícios fiscais.
Ameaças (Threats)
Aqui se encontram listados os fatores externos e negativos, obstáculos potenciais para o desempenho da marca no mercado. Essas ameaças podem ser referentes à mudanças mercadológicas, instabilidades econômicas, mudanças políticas, aumento de concorrentes, chegada de empresas estrangeiras, entre outros.
Sendo assim, ao listar todos os elementos acima, é possível compreender melhor os pontos fortes da empresa, estudá-los a fim de proteger o status de bom desempenho, assim como ter atenção a todos os pontos que precisam de otimização. Tudo isso a fim de reduzir riscos e blindar-se contra ameaças externas e internas.
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