Aprenda como calcular honorários de advogado
Como calcular os honorários de advogado de forma correta? Sabendo que a OAB de cada região costuma publicar uma tabela de valores recomendáveis, o advogado pode estabelecer seus próprios valores? Se sim, como precificar o seu serviço? O que levar em consideração?
Continue lendo e saiba mais!
Como calcular honorários de advogado?
Saber como calcular os honorários de advogado é parte da rotina de profissionais do Direito. Com honorários bem estipulados, o advogado garantirá a lucratividade de sua atuação, poderá se destacar como uma opção competitiva no mercado e, assim, expandir seu escritório na região.
A OAB oferece uma tabela com o orçamento de serviços para cada estado da federação. Porém, os valores ali funcionam apenas como uma orientação para que profissionais tenham um valor base. A partir dele, os advogados podem pensar em um valor mínimo a cobrar a fim de garantir a competitividade no mercado.
Se você deseja saber como calcular os honorários de advogado de forma estratégica e alinhada aos seus objetivos particulares, considere os elementos em seguida ao definir os seus preços.
Fatores a considerar para o cálculo de honorários de advogado
- Qual o valor da ação?
Se o valor da causa for alto, o advogado pode optar por uma porcentagem sobre o valor da causa. Percentuais como 10% e 20% são bastante comuns. Essa prática é comum principalmente em áreas cíveis e trabalhistas. A cobrança pode ou não estar associada ao sucesso do pedido, conforme o acordo firmado entre as partes.
- Qual a complexidade do caso?
Para casos mais complexos, é possível cobrar um valor fixo (X) como honorário, ao qual se soma um valor variável (Y), que pode ser uma porcentagem sobre o valor da causa ou do valor que a parte contratante recuperará. Esse é o chamado honorário de sucesso: se o caso for bem-sucedido, o valor recebido é maior. Caso contrário, paga-se apenas o valor fixo.
- O que diz a tabela da OAB?
Embora os valores da tabela da OAB não definam diretamente como calcular os honorários de advogado, deve-se usá-los como referência. Portanto, o advogado deve verificar qual o valor mínimo estipulado pela tabela para saber se está cobrando dentro dos padrões da OAB e, assim, garantir que seus preços sejam competitivos.
- Quanto tempo será dedicado ao processo?
Se o processo for complexo ou de difícil compreensão inicialmente, o advogado pode optar por um contrato baseado em horas trabalhadas. A fim de definir o custo da hora de trabalho, deve-se somar as despesas principais para a manutenção do escritório, o pró-labore, e as alíquotas específicas relacionadas à prestação de serviço. Então, divida esse total pelos dias e horas de trabalho previstas, resultando na estimativa do valor por hora.
Para calcular com precisão, é recomendável consultar profissionais especializados em contabilidade e finanças.
O Direito abre portas para contratos específicos
Caso o advogado e seu cliente concordem, é possível definir os honorários de forma personalizada. Ou seja, pode-se ajustar o método de cálculo à realidade e às expectativas ou possibilidades do contratante e do contratado, garantindo assim um contexto justo para ambas as partes.
Precisa de ajuda para calcular seus honorários como advogado?
Se você não ainda não sabe como calcular de forma, a Coutinho & Carvalho pode te ajudar. Somos uma contabilidade especializada para advogados, atendendo às suas necessidades específicas.
Entre em contato conosco se deseja obter ajuda na gestão de seu escritório ou de orientações sobre as responsabilidades financeiras e contábeis de um advogado.
Confira o blog da Coutinho & Carvalho, onde você encontrará uma série de artigos explicativos sobre temas relacionados à advocacia e gestão de escritório.