Capital de giro: o que é e como fazer?
Todo empresário quer ter as contas pagas em dia, sejam elas de fornecedores, folha de pagamentos, despesas e para isso ele precisa conhecer um fundamento importante que é conhecido como Capital de Giro. Ele é o valor destinado para que a empresa funcione durante um período sem maiores problemas e até sem contrair dívidas com terceiros.
Então vamos ver alguns pontos importantes dessa questão fundamental para toda empresa.
O que é e para que serve o Capital de Giro?
O Capital de Giro é capaz de garantir o pleno funcionamento da marca, independente do faturamento em curto prazo. É graças a esse recurso que sua empresa pode oferecer vendas a prazo, manter os estoques sempre em dia, assim como pagar todos os impostos, salários, despesas operacionais e fornecedores sem qualquer atraso.
Para que sua gestão financeira seja completa, é importante calcular o Capital de Giro de forma correta. Abaixo vamos explicar como fazer o Capital de Giro de sua empresa, confira:
Como calcular o Capital de Giro de sua marca
Para calcular o valor exato do capital necessário para o giro de sua empresa, um passo a passo precisa ser seguido:
- Some o valor das contas a receber e o valor que você tem em estoque;
- Some as contas a pagar, sendo elas os impostos, despesas e possíveis reestoques no período de um mês;
- Subtraia um valor do outro e saberá qual o seu Capital de Giro.
Essa operação é simples num primeiro olhar, mas para que seja exata, precisa levar em consideração uma série de fatores, a exemplo do período de cálculo (1 mês; 1 semestre; 1 ano), assim como a sazonalidade. Sabemos bem que o perfil dos consumidores pode mudar no decorrer do ano, assim como o comportamento de consumo.
Uma fórmula bem conhecida e que costuma ser divulgada é:
Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante
Ativo Circulante, nesse caso, seriam as aplicações financeiras, as contas a receber, o caixa, o estoque, tudo dentro de 1 ano. O Passivo Circulante seriam as contas a pagar com vencimento para o mesmo período, dentro de 1 ano.
Um cálculo multifacetado e importante
Calcular e administrar o capital de giro é algo bem importante para garantir não só o adimplemento e a estabilidade de uma marca, mas também a economia. Com as contas em dia, sua empresa evita prejuízos com taxas, multas e problemas jurídicos, atritos com fornecedores e processos trabalhistas.
Uma administração eficiente precisa estar sempre alguns passos à frente de imprevistos, garantindo a boa atuação da marca e o impacto social positivo na vida dos colaboradores e dos consumidores.
Coutinho & Carvalho ao seu lado
Quer saber mais sobre o cálculo do Capital de Giro? Converse com um de nossos profissionais aqui da Coutinho & Carvalho e tenha ao seu lado especialistas que entendam tudo o que sua marca precisa para a melhor gestão financeira possível.
Esperamos seu contato desde já, ok?
Um grande abraço e nos falamos em breve, até mais.