Como calcular honorário médico de acordo com a CBHPM?
A Tabela CBHPM serve para ajudar profissionais a saber como calcular honorário médico. Ela existe com o intuito de nivelar os valores cobrados, evitando cobranças muito elevadas ou muito reduzidas. Assim, a tabela oferece uma orientação, um “norte” lógico para a precificação dos mais diversos serviços.
No presente artigo Coutinho & Carvalho, você compreende melhor o que é a CBHPM, como calcular honorário médico e também outros detalhes a respeito dessa padronização de valores utilizados na cobrança dos serviços de saúde.
O que é a CBHPM?
A CBHPM é a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, criada com a intenção de padronizar valores utilizados por profissionais da medicina na cobrança de seus honorários. Anteriormente ao estabelecimento da CBHPM, não havia método centralizado para calcular honorário médico. Por consequência, cada profissional precificava seus procedimentos seguindo apenas os próprios critérios, resultando eventualmente em remunerações inadequadas.
A CBHPM é reconhecida em todo o território brasileiro e pela imensa maioria de operadoras de planos de saúde. Ao ajudar na administração hospitalar e padronizar valores remuneratórios, a tabela também é capaz de melhor ancorar o planejamento financeiro, promovendo maior previsibilidade e projeções mais precisas, por exemplo.
Como calcular honorário médico com base na CBHPM?
Atualmente (Outubro de 2024), a tabela que está sendo usada é a da edição de 2022, já que não houve publicação de uma nova versão da CBHPM desde então.
A fim de se manter sempre em dia com as atualizações da CBHPM, com correções a respeito de resoluções antigas, alterações de porte, inclusões de procedimentos e outros, é necessário estar sempre atento às novas edições da CBHPM.
Para calcular honorário médico com base na CBHPM, é necessário levar em consideração os elementos centrais debatidos na tabela:
- Tempo de execução do procedimento;
- Complexidade técnica do procedimento;
- Treinamento prévio necessário para conduzir o procedimento;
- Atenção exigida do profissional especialista responsável.
Além desses elementos, a CBHPM também prevê os custos de portes (pagamento efetivo) e o preço do custo operacional, que existe com o intuito de cobrir despesas da unidade hospitalar ou clínica.
Em seguida, veja a fórmula final para calcular honorário médico seguindo a CBHPM seria:
(Valor do Porte x Valor do Subporte) + (Custo Operacional x UCO) = Valor Final.
Seguir a CBHPM o cálculo de honorários é um passo inteligente e estratégico em sua clínica. Dessa maneira, é possível otimizar a gestão interna, promover maior transparência nas condutas, serviços médicos e mais. Converse com especialistas em contabilidade médica da Coutinho & Carvalho e saiba mais.
Converse com a Coutinho & Carvalho e saiba mais sobre os benefícios da contabilidade gerencial
Promovendo maior segurança e precisão nos cálculos contábeis e financeiros de seu negócio, a Coutinho & Carvalho Contabilidade possui especialidade em clínicas médicas como a sua.
Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas a fim de entender mais a respeito das soluções oferecidas.Não hesite em conferir também o blog Coutinho & Carvalho para encontrar mais conteúdos como este.