Como fazer a gestão financeira de uma clínica médica?
A gestão financeira de uma clínica médica pode parecer confusa, dado aos diversos canais de renda: planos de saúde, reembolsos, consultas particulares, plantões realizados, e assim por diante. Por mais complexo que pareça, com a ajuda de um bom especialista em contabilidade, tudo pode ser ajustado e estruturado.
No decorrer desse artigo, nós aqui da Coutinho & Carvalho vamos trazer algumas dicas a respeito deste parte da gestão de empresas do setor de saúde. Qualquer dúvida que lhe reste, não hesite em falar conosco. Confira:
A Gestão Financeira de Clínicas
Para realizar uma boa gestão das finanças de uma clínica médica, é necessário ter atenção a alguns elementos, tais quais:
- Fluxo de Caixa: Talvez a métrica mais básica e mais importante de toda a gestão das finanças, independentemente do negócio. O fluxo de caixa é um dado, uma ferramenta, a respeito das despesas de sua operação, assim como o faturamento. Entendendo o Fluxo de caixa, se pode compreender melhor o lucro, as possíveis sangrias de investimento, ou mesmo retornos positivos de ações de marketing e novas parcerias;
- Bom planejamento de investimentos: Outro ponto de uma gestão focada no sucesso financeiro é o planejamento de investimentos, que devem cobrir o curto, médio e longo prazo, prestando atenção em projetos de expansão, compra de novos aparelhos para otimizar a prestação de serviços da clínica, ou mesmo aumentos para pessoas contratadas pelo negócio;
- Adesão às novas tecnologias: Para a sorte da gestão médica, essa é uma das áreas que mais conta com opções de ERPs, os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. Por meio deles, você consegue reduzir o índice de erro humano, ter dados mais precisos em sua gestão, e poder realizar um planejamento pautado em dados específicos;
- Auxílio profissional especializado: Por fim, uma dica bem importante é o auxílio profissional, este que poderá te guiar melhor nas minúcias do dia a dia, como a decisão de um regime tributário, o pagamento correto de impostos, e assim por diante.
Com atenção a esses e alguns outros elementos, é possível ter maior controle das movimentações financeiras que acontecem na clínica médica. Entendendo melhor as contas a pagar e a receber, tendo um fundo de investimentos e podendo otimizar o retorno de cada aplicação financeira, as chances de sucesso de seu negócio se tornam ainda maiores.
Além disso, uma boa gestão financeira também se mostra como um diferencial de mercado, já que uma redução de custos, ou uma aplicação mais inteligente de finanças, poderá trazer um serviço mais bem estruturado para seus pacientes.
Converse conosco aqui da Coutinho & Carvalho e garanta precisão em sua gestão financeira
Se preocupe com aquilo que demanda sua atenção – a gestão administrativa. Deixe que a gestão financeira e contábil caia nas mãos de especialistas como os que encontra aqui na Coutinho & Carvalho.
Quer entender mais sobre como funciona nossos serviços? Fale com um de nossos profissionais agora mesmo. Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.