Custos, despesas e investimentos: planos para 2024
Para melhor pautar a organização financeira de uma marca, é necessário avaliar e entender as diferenças de custos, despesas e investimentos. Para algumas pessoas empreendedoras, principalmente aquelas que não possuem muitos conhecimentos acerca de finanças, esses elementos podem soar idênticos, ainda que isso não seja verdade.
Custos, despesas e investimentos, diferentes em essência, seleciona-se, treinados e listados completamente separadamente. Sobretudo, neste artigo, a Coutinho & Carvalho esclarecerá as diferenças entre esses 3 elementos para auxiliar na criação de planos para 2024.
Caso lhe reste alguma pergunta, consulte as especialistas, Coutinho & Carvalho e receba as informações que deseja.
Entendendo as diferenças entre custos, despesas e investimentos
Para que seu planejamento financeiro seja confiável e realista, é necessário enxergar os valores que saem do seu caixa de forma objetiva, separando e classificando-os corretamente. Abaixo, compreende despesas, custos e investimentos e identifica como integrados às finanças de sua marca.
- Despesas: Iniciando pelas despesas, essas também conhecidas como gastos, seriam todos os valores que saem das contas da empresa visando pagar pelo seu funcionamento, quer seja para aquisição de produtos ou serviços necessários. Desse modo, despesas não se vinculam à atividade principal da marca; se relacionadas, definidas como custos. Um bom exemplo é o Gás de Cozinha. Escritório de advocacia: gás de cozinha é despesa, não vinculada à atividade principal. Restaurante: personalizado integrado à operação.
- Custos: Esses seriam talvez uma classificação dentro das despesas, mas muitas vezes vistos como algo completamente separado. Aqui fala-se dos gastos necessários para a atividade fim da empresa. Energia elétrica, embalagem, mão de obra, tudo aquilo relacionado diretamente com a atividade fim da marca;
- Investimentos: Por fim, existem os investimentos, estes que são valores aplicados para gerar benefícios futuros ou maiores lucros no futuro, como a aquisição de novos aparelhos, expansão do espaço físico, reformas nas estruturas e assim por diante.
Conseguir entender bem as diferenças entre esses valores cria a possibilidade de gerar um planejamento financeiro que é mais condizente com as metas e expectativas que se tem para com a marca.
Planejando os custos cuidadosamente, é possível precificar produtos e serviços com precisão, evitando prejuízo e assegurando uma boa margem de lucro.
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