Descubra 4 passos de como montar um pet shop
Chegando a surpreendentes R$59,9 bilhões em 2022 em nosso país, o Mercado Pet é um dos que mais crescem no mundo. Pessoas empreendedoras dos mais diversos setores buscam maneiras de como montar um pet shop exatamente por essa fertilidade do mercado.
O Brasil é terceiro país com mais pets no mundo. Temos uma estimativa de crescimento de 15% este ano de 2023, de acordo com projeções dos dados oferecidos pelo Instituto Pet Brasil (IPB). Entre em contato no presente artigo 4 passos essenciais de como montar um pet shop e surfar nessa tendência de mercado.
Como montar um Pet Shop no Brasil em 2023
Desde 2020 é possível ver um rompante de desenvolvimento no mercado Pet. Com ele, algumas grandes franquias tomaram espaço no Brasil, atendendo à demanda dos novos “pais e mães de pets”. Como tal escalada de crescimento ainda não se encerrou, talvez você esteja se perguntando como se encaixar nesse espaço, e como montar um pet shop.
Os principais passos para isso seriam:
- Realizar uma pesquisa de mercado: Para iniciar o processo de abertura de um pet shop, uma pesquisa de mercado é essencial. Indicadores nacionais apontam para um cenário positivo, mas pensar em como montar um pet shop na sua cidade exige atenção mais focalizada no cenário próximo, para entender se o nicho de mercado está saturado ou não;
- Entender bem qual o público-alvo: Uma marca costuma refletir bem os interesses de seu público-alvo, tanto na forma que se comunica no marketing, quanto em seus preços e produtos oferecidos. Entender qual o nicho de Mercado pode ser um processo árduo, mas oferece uma série de benefícios e um maior retorno pelo investimento em comunicação;
- Estudar margens de lucro, sazonalidade, entre outros: Algo importante, e nisso sobre qualquer novo negócio, é o estudo de margens de lucro e a sazonalidade do mercado. Entender como funcionam as flutuações do mercado de Pet Shops, tanto numa escala geral, quanto na localidade onde você pretende abrir a marca. Nesse momento, uma assessoria tal qual a oferecida pela Coutinho & Carvalho é mais que interessante;
- Pesquisar a demanda local e a concorrência: Por fim, é importante entender o espaço de sua atuação, se apenas físico, ou virtual. Compreendendo esse ambiente, visualizar melhor quais outras marcas ocupam tal espaço, suas abordagens perante a clientela e como a nova marca pode se encaixar de forma tanto competitiva quanto estratégica, oferecendo diferenciais.
Montar um pet shop também exige conhecimento de fatores burocráticos, como por exemplo, os requisitos da Receita Federal quanto a abertura de um novo CNPJ, a necessidade de reunião de documentos e assim por diante. Nesse tema, uma avaliação tal qual a oferecida pela Coutinho & Carvalho é recomendável.
Converse com a equipe Coutinho & Carvalho e entenda mais
A Coutinho & Carvalho tem forte atuação no setor do comércio, oferecendo assessoria detalhada em todos os impostos, estudando produtos e garantindo melhores direcionamentos sobre o assunto. Em caso de dúvidas a respeito de como montar um pet shop, os canais de contato da equipe estão abertos desde já.