Honorário advogado: quais são os custos
O cálculo do honorário de advogado deve levar em conta fatores relacionados ao valor total das despesas fixas, assim como aquelas variáveis. Quando encontrado o valor dessa soma, deve-se dividir pelas horas produtivas. Assim, o valor encontrado é o custo de operação da pessoa advogada. Para chegar ao valor do honorário advogado, é preciso adicionar uma margem de lucro.
Entenda mais a respeito desse processo no decorrer do presente artigo Coutinho & Carvalho. Caso necessário, convide uma das pessoas especialistas da marca para sanar suas dúvidas a respeito do tema.
Honorário Advogado: qual a melhor forma de calcular
Para calcular o honorário advogado, é preciso adicionar uma margem de lucro específica. Essa margem de lucro depende dos interesses do escritório.
A OAB, por meio de seus especialistas, oferece já livros que listam o cálculo de honorários definidos para cada Estado, levando em consideração o custo de vida, a média de mercado e assim por diante. Tais valores estipulados são meras recomendações, a fim de tornar o mercado menos competitivo entre os membros da Ordem.
Porém, caso a tabela da Ordem dos Advogados não seja do seu interesse, outros passos devem garantir que sua margem de lucro para o honorário advogado seja realmente interessante.
Definindo a margem de lucro do honorário advogado
Sabendo bem o perfil da marca e o perfil das pessoas consumidoras dos serviços advocatícios, é possível definir o valor dos honorários por meio de alguns passos:
- Entenda os objetivos de seu escritório: Seu escritório tem metas de curto, médio e longo prazo? Então, leve-as em consideração na hora de definir o valor do honorário advogado;
- Estude a média do mercado: A fim de manter a competitividade da marca, estude a média praticada pelo mercado e procure não desviar-se tanto dela. Leve em consideração sempre os diferenciais, como será comentado logo abaixo;
- Considere os diferenciais e o valor agregado: Se o seu escritório oferece algum diferencial, como profissionais dotados de mestrado e doutorado, boa localização e fatores que façam o serviço ter alguma espécie de valor agregado, lembre de adicionar tal fator no cálculo da margem de lucro;
- Altere os valores e acompanhe os impactos na rentabilidade: Por fim, uma vez que se define o valor, realize a alteração. Acompanhe também os impactos que isso tem no faturamento da marca. Se há uma queda de faturamento, se por algum acaso houve um impacto negativo nos lucros e assim por diante.
Para ter um acompanhamento ideal de tais indicadores de faturamento, lucratividade e desempenho financeiro, conte com uma assessoria contábil e financeira.
A Coutinho & Carvalho ao seu lado
A Coutinho & Carvalho oferece serviços de assessoria contábil e consultoria financeira para empresas dos mais diversos recortes financeiros, inclusive o jurídico. Por isso, converse agora mesmo com a equipe e entenda melhor como ela pode te ajudar.
Não deixe de conferir também o blog da marca.