Psicólogo emite nota fiscal ou recibo? Entenda
Psicólogo emite nota fiscal? Sim, inclusive, é uma obrigação que o psicólogo emita algum tipo de comprovação de execução e pagamento da consulta, ainda que seu paciente não solicite a emissão do documento.
Vale pontuar que o documento pode ser tanto uma nota fiscal convencional de CNPJ, quanto uma nota fiscal avulsa de autônomo, ou recibo. Continue lendo para saber mais sobre esse tema tão importante para a rotina de um profissional de psicologia.
Como um psicólogo emite nota fiscal?
Como mencionado anteriormente, o psicólogo emite nota fiscal e ela pode ser tanto de titularidade de uma pessoa jurídica (associada ao consultório) quanto de pessoa física, atrelada à atuação como autônomo.
- Emissão de nota fiscal como pessoa física: Caso o psicólogo seja autônomo e não possua o próprio CNPJ, a fim de emitir uma Nota Fiscal Avulsa (NFA-e), é necessário realizar um cadastro na prefeitura da cidade de atuação e, com CPF, emitir a nota;
- Emissão de nota fiscal como pessoa jurídica: Quando o profissional tem CNPJ aberto, o processo é mais simples. Então, basta apenas acessar as plataformas de emissão de nota fiscal disponibilizadas por cada município e fazer o preenchimento das informações.
O que é mais vantajoso: emitir nota fiscal como autônomo ou PJ?
Os tributos associados à atuação de autônomo e PJ são semelhantes, porém mudam bastante em relação às alíquotas. Trabalhando como psicólogo autônomo, os tributos cobrados são os mesmos de pessoas físicas, com alíquota de 20% sobre os ganhos.
Já para pessoas jurídicas, é possível escolher dentre três tipos de regimes tributários, o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. No Simples Nacional, o mais escolhido por psicólogos, a alíquota é de 6%.
A escolha entre regimes tributários deverá levar em conta principalmente o faturamento do consultório, assim como o tipo de empresa que se deseja firmar (composta de um ou vários outros psicólogos num mesmo consultório e sob o mesmo CNPJ). Também deve-se levar em conta o número de funcionários.
A importância de buscar uma contabilidade para psicólogos
O psicólogo emite nota fiscal e, por isso, necessita de ajuda contábil em sua atuação a fim de garantir a gestão correta das finanças. Antes mesmo da emissão da nota em si, é importante entender qual tipo de atuação é mais vantajosa para cada caso, o que profissionais contábeis podem avaliar.
Então, estes podem ajudar também na administração das notas fiscais, na apuração de impostos, na escolha de regime tributário e em muitos outros aspectos contábeis e fiscais importantes para o psicólogo.
Precisa de ajuda com a sua gestão financeira?
Se você é psicólogo autônomo ou PJ e precisa de ajuda com a administração de notas fiscais ou outras funções contábeis ou fiscais, conheça a Coutinho & Carvalho.
Nossos especialistas possuem conhecimentos aprofundados da contabilidade para psicólogos. Entre em contato conosco a fim de garantir uma gestão financeira mais eficiente para sua carreira.