Qual é o melhor regime tributário para médicos?
Grande parte dos médicos atuam como pessoas jurídicas, uma vez que esse é um meio de evitar recolher o Imposto de Renda da Pessoa Física diretamente, passando a recolher apenas os tributos associados à Pessoa Jurídica. Para realizar o passo de entrada na esfera desse último tipo de pessoa, é necessário escolher um regime tributário para médicos.
Não sendo tarefa fácil, nós aqui da Coutinho & Carvalho decidimos trazer o presente artigo com o objetivo de explicar bem o regime de tributação para médicos ideal. Confira detalhes e não deixe de conversar conosco caso lhe reste alguma dúvida.
Como se tornar uma pessoa jurídica e contar com a tributação para médicos
Médicos caminham numa linha tênue entre a atuação enquanto Profissional Liberal e Pessoa Jurídica. No passado, muitos dos profissionais dessa área atuavam enquanto pessoas físicas, pagando alíquotas que podiam chegar a 27,5%. De outro lado, entretanto, existe a atuação enquanto pessoa jurídica, que alivia esse valor de tributação, possibilitando a escolha entre o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Recomenda-se aos profissionais em medicina que abram uma empresa, contando assim com um sistema tributário mais justo e que oferece a imposição de contribuições menores, e em muitas vezes, de forma mais otimizada e simplificada, como é o caso do Simples Nacional, que unifica impostos e oferece alíquotas reduzidas.
Os outros regimes, que seriam o Lucro Presumido e o Lucro Real, possuem cálculos diferenciados e precisam de alguns direcionamentos mais específicos. Podemos afirmar de antemão que o Lucro Presumido é certamente o regime tributário mais escolhido entre os médicos e os profissionais da saúde, ficando apenas atrás do Simples Nacional. Aqui, os impostos são calculados trimestralmente e a base tributável varia de 8% a 32% da receita bruta.
O processo de abertura de uma pessoa jurídica
Tal qual comentamos, existem 3 regimes tributários específicos, e cada um deles conversa especificamente com um modelo de atuação. Para escolher o melhor regime tributário para médicos, é necessário entender como se dá a sua atuação. Como é sua operação mensal, anual; assim como, qual a lucratividade e a movimentação de capital que você tem.
A análise desse tipo de informação é mais bem feita e percebida por profissionais da área contábil, tal qual os nossos especialistas aqui da Coutinho & Carvalho.
Coutinho e Carvalho Contabilidade Gerencial
A Contabilidade Gerencial da Coutinho e Carvalho é capaz de auxiliar na sua atuação enquanto profissional em medicina que deseja contar com melhores condições tributárias. Nossos especialistas podem melhor averiguar sua atuação, entendendo como sua operação é conduzida e garantindo que ela será combinada com o melhor regime tributário possível.
Se você tem o interesse de contar com a expertise de nossos profissionais, converse conosco e garanta que a sua clínica, ou mesmo que a sua rotina de prestação de serviços médicos, estará sempre associada ao recolhimento de tributos justos.
Esperamos seu contato desde já para que possamos conversar melhor e partir para a decisão de seu regime tributário. Um grande abraço e até mais.