Como definir a Viabilidade Econômico-Financeira?

A Viabilidade Econômico-financeira deve ser definida e estudada antes de iniciar a empreender num dado recorte. Entenda mais sobre.

A análise de Viabilidade Econômico-Financeira é fundamental para tomar qualquer decisão importante em seu negócio. Isso desde a abertura dele, até o lançamento de novos produtos e aplicação de novas iniciativas.

Esse estudo envolve uma avaliação detalhada de diversas projeções, são elas: receitas, despesas, fluxo de caixa, lucratividade, e outras. Por isso, você precisa se basear na coleta de dados confiáveis, do histórico médio do mercado. Esses dados podem ser internos ou externos.

Como melhor avaliar a Viabilidade Econômico-Financeira de um projeto?

Para avaliar a Viabilidade Econômico-Financeira, alguns pontos devem ser estudados, por exemplo:

Realização de Projeções Financeiras

Muito da análise de Viabilidade Econômico-Financeira está nas projeções. Dessa forma, leva-se em consideração a maior quantidade de informações precisas possíveis, é possível entender melhor o futuro. Ou seja, você poderá compreender se um projeto, empresa ou produto têm chances de ir bem no mercado ou não.

Análise do investimento

Aqui, técnicas específicas tendem a ser usadas, como a de VPL (Valor Presente Líquido) e a TIR (Taxa Interna de Retorno). Por meio delas, podemos considerar a rentabilidade de um retorno no decorrer do tempo e avaliar o lucro esperado a cada ciclo. Sendo assim, é possível misturar o retorno com o custo esperado do projeto.

Levantamento dos riscos para entender a viabilidade econômico-financeira

Talvez o elemento mais desafiador seja o levantamento de riscos. Ele pretende averiguar os riscos que estão associados ao serviço, como eles podem impactar as projeções realizadas e como evitar. Dessa forma, é preciso averiguar questões como flutuações de preços de combustíveis, riscos específicos deste mercado, entre outros.

Estudo dos custos

Uma base bastante importante para entender a Viabilidade Econômico-Financeira é o estudo dos custos. Eles podem ser os investimentos iniciais e estruturais, de estoque, maquinário e afins. Além disso, podem ser também os custos de manutenção, necessidade de empréstimos e suas taxas de juros associadas.

Análise de legislação e regulamentação

Para entender os limites legais do projeto, um estudo da legislação e da regulamentação do mercado é indispensável. Assim, é possível prever taxas, alíquotas, tributos, tetos de faturamento e mais.

Análise de mercado e projeções da viabilidade econômico-financeira

Por fim, um conhecimento profundo do mercado também é necessário, não somente para entender se existe espaço para essa iniciativa, como também se funciona a longo prazo.

O estudo da Viabilidade Econômico-Financeira é um divisor de águas no que diz respeito à decisão de confiabilidade de um projeto. Por isso, recomenda-se contratar de uma equipe multidisciplinar a fim de estudar melhor e emitir relatórios precisos.

Converse com a equipe Coutinho e Carvalho e saiba mais

A Equipe Coutinho e Carvalho tem conhecimento sólido do mercado contábil, fiscal e financeiro. Por isso, podemos ajudar sua marca na definição de Viabilidade Econômico-Financeira de sua nova empreitada. 

Converse agora mesmo com a equipe Coutinho e Carvalho e entenda melhor as soluções.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?