CRO para clínica odontológica: quando é necessário?

Saiba a importância do Conselho Regional de Odontologia (CRO) na regulamentação e fiscalização da prática odontológica,

O Conselho Regional de Odontologia é o órgão que realiza o registro das clínicas e profissionais de odontologia, isso garante ao paciente que o dentista e o consultório no qual ele é atendido atua de acordo com as normas éticas e legais. 

Acompanhe este artigo e entenda qual a importância de adquirir o CRO para clínica odontológica.

Qual a importância do CRO para clínica odontológica?

O Conselho Regional de Odontologia – CRO é uma instituição federal responsável por fiscalizar e regulamentar a prática da odontologia em cada estado do Brasil. Cada estado possui o seu próprio CRO, a sua função é assegurar que os profissionais desempenhem suas atividades de acordo com os princípios éticos e requisitos legais, além de promover o avanço técnico e científico da odontologia.

É através do CRO que é possível adquirir a emissão do registro profissional, permitindo que o dentista possa exercer suas atividades. Por isso, aplicação de punições em casos de violações éticas ou legais, a promoção de cursos de atualização e a defesa dos direitos. 

Logo, pode-se dizer que o CRO é um órgão importante para proteger a saúde bucal da população, assegurando que os profissionais estejam qualificados e preparados para exercer a odontologia. 

Como realizar o registro junto ao CRO?

Apesar de ser um órgão voltado para profissionais da área de odontologia, para realizar o registro junto ao CRO para clínica odontológica é extremamente importante e necessário ter o suporte de um profissional contábil, pois envolve o processo de abertura de empresas e este necessita de conhecimentos específicos.

Confira o passo a passo para conseguir o registro do CRO:

  1. Ter em mãos o diploma da graduação de odontologia;
  2. Separar os documentos exigidos pelo CRO e realizar o registro junto ao conselho da sua região de atuação. Estes documentos podem ser encontrados no Manual de Orientação do conselho local;
  3. Realizar a abertura de um CNPJ com o suporte de um contador especializado;
  4. Providenciar a abertura de uma clínica ou consultório odontológico seguindo as orientações e normas do CRO;
  5. Registrar a empresa junto aos órgãos de fiscalização sanitária – ANVISA e Secretarias de Saúde (estadual e municipal);
  6. Manter a infraestrutura do local adequada conforme as orientações dos órgãos regulamentadores e realizar a inscrição dos profissionais atuantes no CRO.

O processo de registro de clínicas e consultórios variam de acordo com as normas do CRO de cada região. Dessa maneira, é importante estar atento às particularidades.

Por que preciso de um contador para realizar o registro?

O contador é o profissional responsável e que possui conhecimento técnico na área de tributação, isso vai fazer com que o registro da sua empresa junto aos órgãos, como Receita Federal e Junta Comercial, efetue-se da forma correta. Além disso, ele poderá te orientar na escolha do regime tributário adequado ao seu negócio e na gestão financeira.Se você é um profissional da área de odontologia e está precisando dessa assessoria contábil, entre em contato conosco e saiba mais!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?