Descubra o que é o Terceiro setor e a sua importância
Podemos denominar o Terceiro setor através das entidades sem fins lucrativos, em que apareceram a partir da vontade de trabalhar para questões que afetam a sociedade e abrandar os impactos.
Teve seu surgimento anteriormente ao que se tem registrado e foi marcado por ações, mesmo que menores, realizadas por igrejas com o intuito de beneficiar os menos favorecidos.
As Organizações do Terceiro setor são definidas como entidades sem fins lucrativos em que realizam serviços públicos para a sociedade, impactando positivamente a sociedade através de várias ações e tornando-a mais igualitária.
Mas afinal, o que é o Terceiro Setor?
Além de ser definida pelas entidades sem fins lucrativos, o terceiro setor tem como objetivo não corresponder ao crescimento financeiro, mas sim, a diminuição das carências sociais, prezando pela mitigação da pobreza e ausência de intervenções em linhas de saneamento básico, moradia e entre outras necessidades sociais.
Sendo assim, o Terceiro Setor é um grande conjunto de organizações autônomas privadas que não contemplam lucros para os seus membros. Não possuem ligações governamentais, incluindo hospitais, escolas e ONGs que são voltadas para o desenvolvimento e os direitos humanos.
Veja também:
Entidades que participam do Terceiro Setor
As Fundações são instituições que têm como responsabilidade a administração e arrecadação de fundos para o Terceiro setor e são geralmente financiadas por empresas particulares.
Quanto as entidades são os Fundos Comunitários, canalizam e distribuem recursos para doações que são realizadas por empresas privadas. A quantia é doada a um ou mais fundos comunitários que terão que distribuir o valor para as entidades mais necessitadas.
As Organizações Não Governamentais são sem fins lucrativos em que realizam ações solidárias no campo das políticas públicas e através das pressões políticas em prol das populações mais carentes de condições de cidadania.
Já as Entidades Beneficentes visam a reparação social como a fome e problemas individuais, como a depressão. Esse tipo de entidade atua em diversos campos e constitui na maioria das instituições filantrópicas.
Veja também:
A Importância do Terceiro setor
É grande a importância do Terceiro Setor e isto é devido às mudanças e inovações sociais obtidas devido às organizações que somam esforços que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da sociedade que são menos favorecidas.
O Terceiro Setor está cada vez mais se desenvolvendo e se diversificando na medida em que atua nas mais várias áreas, como: educação, saúde, cultura, meio ambiente, assistência social e entre outros.
Esse setor se insere como importante ato social em que busca a melhoria das condições da sociedade através da capacidade de geração de empregos, participação democrática, exercício da cidadania e responsabilidade social.Assim, o Terceiro Setor, é um espaço de fortalecimento, um campo no qual os cidadãos podem realizar ações e projetos dedicados a ajudar a sociedade, ou seja, atuando pelo bem de uma nação, e não apenas de um grupo restrito de pessoas.
Continue acompanhando o blog da Coutinho & Carvalho para receber mais conteúdos e continuar sempre informado! Se você ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação e converse com um dos nossos especialistas.