Quais as regras da nova reforma tributária?

A Nova Reforma Tributária é esperada com muita animação por pessoas empreendedoras, já que promete facilitar burocracias. Entenda mais sobre.

O Senado Federal aprovou a nova reforma tributária. Com ela, esperam-se novas formas de lidar com taxas e impostos. Ou seja, estão todos esperando mais modernidade, centralizando taxas e alíquotas numa só. Isso deve reduzir a quantidade de impostos.

Por isso, a Coutinho & Carvalho vai ensinar como as novas regras passam a valer com a reforma tributária do Brasil. Como isso afeta seus negócios? Vamos descobrir!

Regras da nova reforma tributária

Com a promulgação da Emenda Constitucional 132, o Brasil passa a ver as bases para um momento de transição sistêmico. Desse modo, será possível unir impostos sobre o consumo de estados e municípios, promovendo maior transparência e redução de tributos.

Portanto, com essa emenda, haverá a unificação do ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins numa cobrança única, o CBS. Essa nova regra passa a valer apenas a partir de 2033, mas o período de transição começa desde 2026, quando os primeiros testes vão acontecer.

Um momento de mudanças

A concretização das mudanças e das regras específicas ainda não está definida, mesmo após a publicação da lei. No entanto, o Congresso Nacional deve aprovar leis para regulamentar alterações e criar uma trava de referência, garantindo um teto X para pagamento de tributos.

Assim, com a concentração dos valores numa taxa única, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), tudo já deve ficar mais fácil. Novas regras também devem ser criadas para áreas da economia que causam danos ao meio ambiente e à saúde. Por exemplo, o Imposto Seletivo vai encarecer produtos agressivos às pessoas e à natureza, para incentivar opções mais saudáveis.

Compreenda mais sobre os próximos passos e etapas da nova reforma tributária

Clicando aqui, você poderá conferir o artigo completo do Senado, que comenta os impostos do tipo IVA e alguns prazos para a transição. Entretanto, agora, uma assessoria contábil é útil para organizar os documentos e compreender a legislação temporária.

Desse modo, se organizar também é uma boa maneira de garantir a concordância com a legislação e ter uma boa contabilidade em 2024.

Converse com a Coutinho & Carvalho e saiba mais

Esteja em dia com a legislação e evite surpresas com uma assessoria especializada como a da Coutinho & Carvalho. Também não deixe de conferir também os artigos no nosso blog.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?