Quero trocar de contador, o que fazer?

Trocar de contador pode ocorrer por uma série de motivos, mas a transição deve ser feita de forma cuidadosa e inteligente. Saiba mais.

Trocar de contador é uma decisão bastante importante, principalmente por ser algo que muda a rotina financeira e administrativa da empresa. Para minimizar os impactos da troca e garantir que ela aconteça de maneira mais tranquila, há alguns passos.

Confira este artigo Coutinho e Carvalho e entenda melhor os detalhes envolvidos na troca de contador, e veja como realizá-la. Além disso, veja outros elementos indispensáveis para garantir a estabilidade da sua empresa.

Como trocar de contador de forma responsável

A troca de contador só deve acontecer depois de considerar os fatores envolvidos, como os prós e contras de cada parte do processo. Faça a troca somente quando tiver certeza sobre a capacidade do novo profissional e se sentir cofiante. Além disso, esse processo deve passar por algumas etapas específicas, entenda:

Deliberação

O momento deliberativo consiste na busca, pesquisa, avaliação, entrevista e verificação de referências da pessoa contadora que será contratada.

  • Pesquisa: O primeiro passo é realizar uma boa pesquisa sobre as assessorias contábeis que trabalham com o seu tipo de negócio, quer seja no seu município, ou mesmo no mercado de trabalho.
  • Avaliação: Avalie elementos que não podem faltar na assessoria. Ela é atual? Usa tecnologia na rotina? Quais os principais diferenciais? Qual bagagem de experiência as pessoas contadoras desta assessoria tem?
  • Entrevista: Realize uma entrevista inicial e tire qualquer dúvida remanescente de suas pesquisas iniciais. Além disso, busque compreender melhor como seria essa parceria e identifique se a assessoria parece ser compatível com sua rotina empresarial.
  • Checagem de referências: Por fim, uma vez que escolheu uma ou mais assessorias que trabalhem com seu nicho, verifique referências de outros consumidores, de avaliações na internet, ou mesmo possíveis processos judiciais.

Mudança organizada

Uma vez que o profissional contábil for escolhido, é hora de focar na transferência de documentação, encerramento de vínculo prévio responsável, assim como devido acompanhamento com a nova assessoria. Lembrando que todos esses processos precisam de muito cuidado.

  • Transferência de documentos: Após escolher uma assessoria contábil, discuta não somente com a nova assessoria, mas também com a antiga para saber qual a melhor maneira de fazer a transferência de documentos, garantindo que o processo de trocar de contador correrá bem.
  • Encerramento de contrato: Encerre o contrato com sua antiga assessoria de forma responsável, prestando atenção em todas as cláusulas anteriormente acordadas e pagando os valores pendentes dentro do prazo.
  • Acompanhamento: Faça o acompanhamento crítico da rotina inicial com a nova assessoria contábil de forma mais aproximada, assim observando possíveis atritos e incoerências que precisem de melhorias, fazendo com que a nova relação seja útil.

Dessa forma, se levar os pontos acima em consideração quando trocar de contador, tudo ocorrerá de forma responsável.

Saiba mais sobre trocar de contador com Coutinho e Carvalho

Está em busca de uma nova assessoria contábil? Converse com especialistas Coutinho e Carvalho e compreenda melhor as soluções oferecidas. Marque uma conversa com a equipe e tire todas as suas dúvidas sobre processos contábeis, assessorias, e tudo o que você precisar referente à contabilidade.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?